domingo, 17 de abril de 2011

Qual estado físico se encontra o fogo?



Entende-se por fogo os efeitos da reação química de material combustível com desprendimento de luz e calor em forma de chama.

Ocorre-se, porém em uma determinada liberação de energia, os materiais podem entrar em combustão produzir fogo

Já propuseram que o fogo pudesse ser gasoso ou pertencer ao 4º estado físico da matéria,que é o plasma. Mas o que seria o plasma? É aquilo que encontramos nas estrelas, no cosmo, no interior das lâmpadas fluorescentes (de tungstênio). Trata-se de íons super aquecidos que constituem o chamado gás ionizado, ou seja, não é um gás como o GLP (gás liquefeito do petróleo), mais conhecido como gás de cozinha.

Mas afinal, qual é o estado físico do fogo? Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Mesmo que possamos ver e sentir as chamas, elas são apenas energia.

O plasma é encontrado nas estrelas e no interior das lâmpadas fluorescente ( tungstênio).


O fogo é a mistura da combustão com o comburente.

TV’s de plasma são constituídas pelo plasma.

Grupo 1:

Lucas Eduardo- 17

Lucas Tormin - 18

Lucas Mesquita - 19

Pedro Igor- 31

Pedro Carrato – 32

1º B

links:

http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_286222.shtml

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/qual-estado-fisico-fogo.htm

Barsa 2003 vol 7 ltda

6 comentários:

  1. Oi!

    Gostei da pesquisa! Foi muito boa a explicação sobre o plasma. Eu não sabia que tinha plasma nas lâmpadas fluorescentes. Ficou bem clara a definição, ou melhor, a impossibilidade de definição do estado físico do fogo.

    Que tal desenvolver mais a explicação sobre a combustão? Eu compreendo que a combustão é uma reação química exotérmica, ou seja, ela libera energia em forma de calor e, neste caso, luz. Essa reação envolve um combustível e um comburente. O combustível é um material que vai sofrer combustão, como a madeira e o gás de cozinha. O comburente é a substância que "alimenta" a combustão, como o oxigênio.

    Nessa reação, haverá transformação de energia química em energia calorífica e luminosa. Deste modo, entendo que o fogo é um dos resultados da combustão, e não a mistura da combustão com o comburente ou a mistura do comburente com o combustível. Isso porque, só o fato dos reagentes estarem juntos, misturados, não significa que estão reagindo. Para ocorrer uma reação, mesmo que ela seja exotérmica (libere energia), é necessário fornecer para os reagentes certa quantidade de energia (a chamada energia de ativação, já que sem ela, a reação não é iniciada). Um exemplo é a faísca que temos que produzir próximo ao gás de cozinha para que apareça a chama.

    Parabéns pelo trabalho!

    Nadja Mangini
    (3º ano)

    ResponderExcluir
  2. Este grupo escolheu um assunto interessante (para mim, a relação entre os quatro estados da matéria e energia é muito interessante), e dá a resposta à questão “Qual estado físico se encontra o fogo?” e explica-a de forma objetiva, curta e de fácil entendimento. Muito bom texto, com uma introdução simples, para situar qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha estudado química na vida. Imagens muito boas e foram apresentadas as fontes.

    No que se refere ao conteúdo, as informações são mais básicas, mas simples, porém corretas, não podendo ser exigido mais do que isso para um aluno de 1º ano.

    A minha única sugestão seria, pelo fato do artigo estar muito pequeno, acrescentar algumas curiosidades, para ficar ainda melhor. No mais, nota 10 para o artigo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir